top of page
  • Foto do escritorAndressa Aricieri

Ansiedade: o que é?

Atualizado: 6 de nov. de 2018

Ansiedade é um transtorno psicológico em que a pessoa fica extremamente inquieta com um futuro próximo, onde devem ser levadas em conta todas as experiências vividas pela pessoa. Uma alteração no Sistema Nervoso Central é o que causa o sentimento de extrema agitação. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM- 5), a ansiedade é a antecipação de alguma ameaça futura, sendo caracterizada por tensão muscular e comportamento de cautela.


Não é apenas quando um indivíduo se sente eufórico com algo, é mais profundo. Quando a euforia se transforma em um distúrbio e a pessoa se sente incapacitada de realizar algumas tarefas, é sinônimo que a ajuda profissional é necessária. Jéssica Oliveira, 21 anos, sofre com transtorno de ansiedade desde os 19. Para ela, é como se a mente estivesse sempre a perseguindo, falando coisas para deixa-la deprimida. “Ela [a ansiedade] dorme comigo, quando permite que eu durma. Me faz acreditar que não terei um futuro de sucesso ou arruinarei minhas amizades cedo ou tarde".


Segundo o psicólogo Thiago Conrado Justo, para a manifestação desse distúrbio, existe uma base genética, uma alteração química no cérebro. Além disso, certos pontos que influenciam o aparecimento da ansiedade são: a sociedade e o modo que a pessoa vive. “As condições de vida são gatilhos para o surgimento”, explica Thiago.


Porém, existem vários tipos de ansiedade e, apesar de todos serem o mesmo distúrbio, os sintomas entre elas podem variar.


Ansiedade generalizada: tudo o que acontece ao redor do indivíduo é preocupante, seja ligado a ele ou não.

Ansiedade social: a pessoa não gosta de interagir com outras, desconhecidas ou familiares, se sentindo indefeso e desconfortável com a situação.

Mutismo seletivo: acometendo as crianças, essas não interagem com outras reciprocamente. Porém, se sentem seguros em casa e só tendem a falar nesse ambiente com a presença de familiares.

Fobia específica: o indivíduo tem medo ou ansiedade muito grande quando se trata de uma situação, local ou até mesmo animal. Se a pessoa teme mais que três coisas, pode ser considerada fobia específica múltipla.

TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizado): é caracterizado por sentimentos de preocupação excessiva e apreensão persistente por um período de 6 meses ou mais. Esses sentimentos vêm acompanhados de sintomas como inquietação, tensão muscular, entre outros. O paciente com TAG sofre com uma ansiedade mais amena, porém constante — é como se o paciente simplesmente não conseguisse parar de se preocupar.


Os sintomas da ansiedade


Como os tipos são muitos, os sintomas também podem ser muito variados, mas existem alguns que são comuns na maioria dos indivíduos que sofrem com esse transtorno. Normalmente, sentimentos de medo, preocupação e insegurança são os mais corriqueiros, pois ao sair da zona de conforto, a pessoa não sabe o que esperar.

Entre os sintomas físicos pode haver taquicardia, sudorese, falta de ar, insônia e dores musculares. Os sintomas psicológicos, que podem afetar ainda mais o indivíduo, podem contar com sentimento de falha, vergonha e medos irracionais. Normalmente, esses sintomas são os mais comuns, porém podem se manifestar diferentemente em cada pessoa, já que cada organismo reage de uma forma variável.


Tratamentos possíveis


Por ser um distúrbio muito comum entre as pessoas, a ansiedade carrega certa complexidade. Já que os sintomas reagem distintos nos indivíduos, os tratamentos também não são necessariamente 100% efetivos em todos. Porém, o método mais eficaz é consultar um psicólogo. “Quando os sintomas acontecem frequente e intensamente, trazendo prejuízos ao indivíduo, a melhor opção é procurar um profissional”, conclui Thiago.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
auto-speaker-1042642_1920.png

AUMENTE O VOLUME

Todos os vídeos

Todos os vídeos

Assista agora

Eu sofro de depressão, e apesar de não ter um diagnóstico
oficial, eu acredito ser uma disordem. Me identifico com
vários pontos típicos desse tipo de depressão.

Wolf

cvv.png

Encontre ajuda

Como Vai Você?

Instagram

Instagram

Siga o site!

música (2).jpg

Playlist

Ouça músicas para evitar a "bad"!

Cadastre-se

bottom of page