top of page
  • Foto do escritorAndressa Aricieri

Depressão: o que é?


Infelizmente, de acordo com o senso comum, a depressão tem relação com o estado de humor de um indivíduo - do qual ele pode se curar sozinho. Isso faz com que as pessoas não encarem este distúrbio como uma doença e, consequentemente, não procurem ajuda médica. Porém, ela é um desequilíbrio do cérebro, uma combinação de fatores sociais, psicológicos e biológicos.


Os estudos desse transtorno iniciaram em 1920, e é estimado que pelo menos 16% da população já tenha tido depressão.

De acordo com Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais (DSM - 5), a depressão não está ligada a pensamentos ou preocupações específicas.


Não é algo ligeiro, os sintomas podem durar até mesmo anos. Entretanto, às vezes não há um motivo aparente para que os indivíduos se sintam deprimidos. Pode afetar de forma negativa as relações familiares, o emprego, a vida escolar, o sono, as refeições e a saúde em geral. O poeta romântico brasileiro, Álvares de Azevedo, já conhecia o que era a depressão em 1852. Seu livro mais famoso, a ‘Lira dos Vinte anos’, foi encontrado em bolsos de várias pessoas que haviam se suicidado na época. Inclusive, a idade mais comum para que apareçam episódios depressivos é durante a transição da adolescência para a fase adulta, com os picos aos 20 anos.


Tipos de depressão


Transtorno depressivo maior: é a chamada Depressão, propriamente dita. Por pelos menos duas semanas, o indivíduo fica com os sintomas depressivos, comprometendo atividades importantes e esses fatores não podem ter sido causados por drogas, álcool ou qualquer outra substância. Geralmente, esses episódios duram cerca de vinte semanas. Alguns dos sintomas que podem ocorrer são:


· Desânimo na maioria dos dias (em adolescentes e crianças também podem aparecer irritabilidade)

· Falta de prazer nas atividades diárias

· Distúrbios do sono — desde insônia até sono excessivo

· Sensação de agitação ou desânimo intenso

· Fadiga constante

· Sentimento de culpa constante

· Dificuldade de concentração

· Ideias recorrentes de suicídio ou morte

· Ter dificuldade para tomar banho, ler um livro e até coisas simples como assistir televisão


Distimia: é a depressão crônica, possuindo alguns dos sintomas da depressão maior, porém são menos intensos e duram muito mais tempo, sendo no mínimo 2 anos.

Depressão atípica: pessoas com esse distúrbio normalmente exageram na alimentação e no sono. É possível que, neste caso, também aconteça o contrário, no caso de insônia e rejeição pelos alimentos.

Depressão pós-parto: Este tipo de depressão não se deve só as mudanças hormonais como também à grande ansiedade, desgaste e frustrações comuns na gravidez. Os partos traumáticos, que por alguma razão fizeram com que a mulher passasse por uma experiência de violência obstétrica, como partos mal sucedidos, forçados, prematuros podem estar na origem de depressões de causas físicas.

Distúrbio afetivo sazonal: este distúrbio caracteriza-se por episódios anuais de depressão durante o outono ou o inverno, e tem como principal fator a falta de sol, sendo bem comum nos países onde a luz solar dura poucas horas.


Causas


Segundo o psicólogo Thiago Conrado Justo, ainda há muitas controvérsias sobre o porquê da depressão acontecer, porém existe uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética.

Medicamentos também podem causar esse distúrbio, assim como a retirada de remédios que foram usados por muito tempo. Drogas como cocaína ou extrato de coca também podem levar à depressão, pois são capazes de alterar o sistema nervoso em menos de 15 segundos. A depressão também pode surgir em crianças, porém é normal ela ser negligenciada, vindo a apresentar um quadro mais sério na idade adulta.


Tratamentos


Para a psicóloga clínica Chizélia Agamenon Felipe, cada pessoa, os transtornos agem diferentemente. Como os sintomas também são variados, é necessário procurar uma ajuda médica multidisciplinar com psiquiatra, clínico geral e psicoterapeuta.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
auto-speaker-1042642_1920.png

AUMENTE O VOLUME

Todos os vídeos

Todos os vídeos

Assista agora

Eu sofro de depressão, e apesar de não ter um diagnóstico
oficial, eu acredito ser uma disordem. Me identifico com
vários pontos típicos desse tipo de depressão.

Wolf

cvv.png

Encontre ajuda

Como Vai Você?

Instagram

Instagram

Siga o site!

música (2).jpg

Playlist

Ouça músicas para evitar a "bad"!

Cadastre-se

bottom of page