top of page
  • Foto do escritorAndressa Aricieri

Felicidade animal

Todas as pessoas que têm um bichinho de estimação dizem que são mais felizes. Esse companheiro de todas as horas pode ser uma ótima ajuda em vários setores da vida.

É de conhecimento geral que cachorros e gatos normalmente são levados para centros de reabilitação, hospitais e clínicas para ajudar na recuperação mais efetiva dos pacientes. A melhora é notada em um período curto de tempo após o início da interação com eles.

Mas será que esses animaizinhos conseguem ajudar também quem sofre com crises de ansiedade ou depressão?

A psicóloga Thalita Lacerda afirma que sim, pois os animais se moldam ao ser humano, e não o contrário. "Eles se apegam afetivamente com facilidade, e além disso, não exigem que se conviva com a diferença do modo de pensar".

Júlia Mariano sofre com ansiedade crônica e, há dois anos e dois meses, quando adotou a gatinha Ayesha, relata uma melhora e diminuição de crises. "Ao invés de eu focar no que atiça o meu desespero, eu consigo me distrair com ela", conta.

Já Letícia Castor convive com cachorros e gatos desde pequena, época na qual começou a desenvolver depressão. Ela conta que chega a ser um pouco complicado dizer como eles afetam seu humor, pois não houve uma época afastada dos animais. Entretanto, claramente, ela sente que eles oferecem um suporte emocional muito necessário nas horas que as crises se apresentam.

"Eles ocupam a cabeça que, quando vazia, cria as piores linhas de pensamento. Exigindo cuidado e atenção, acabam nos dando uma preocupação sadia, um propósito", comenta.

Ambas as meninas, apesar de saberem que os pets não são a cura de tudo, não conseguem mais imaginar suas vidas sem tê-los por perto. Enquanto muitos indivíduos negligenciam uma crise ansiosa ou depressiva, falando a famosa máxima "é uma fase, vai passar", os peludos se aconchegam ao lado das pessoas que eles mais amam, retribuindo todo o amor e carinho que ele recebe diariamente.

"Eles são companheiros, carinhosos e gratos pela presença humana, por isso demonstram afeto o tempo todo, ajudando a pessoa a não se sentir sozinha", explica Thalita.

Eles mostram o que é o amor incondicional e genuíno. De acordo com o site Canal do Pet, olhar para o cão produz no cérebro o hormônio da oxitocina, gerando a sensação de felicidade. Já o ronronar dos felinos acalma e alivia o sentimento de ansiedade.

Ter animais por perto é sempre uma boa opção para ajudar a amenizar as crises, mas caso o indivíduo não possa ter um para chamar de seu, existem muitos abrigos ou ONGs em cada canto do Brasil para que ainda possa desfrutar do tempo com eles. "Eu brinco dizendo que você não pode dizer que conheceu o amor verdadeiro se nunca conviveu com um animalzinho", conclui Letícia.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
auto-speaker-1042642_1920.png

AUMENTE O VOLUME

Todos os vídeos

Todos os vídeos

Assista agora

Eu sofro de depressão, e apesar de não ter um diagnóstico
oficial, eu acredito ser uma disordem. Me identifico com
vários pontos típicos desse tipo de depressão.

Wolf

cvv.png

Encontre ajuda

Como Vai Você?

Instagram

Instagram

Siga o site!

música (2).jpg

Playlist

Ouça músicas para evitar a "bad"!

Cadastre-se

bottom of page